Compostagem
Compostagem é um tema que parece bastante complexo para alguns, incluindo nós.
Em 2021, candidatámo-nos a uma iniciativa da Junta de Freguesia local, que consistia em inscrevermo-nos para termos um compostor de forma gratuita (enquanto estivermos a fazer uso do mesmo).
Para nossa surpresa, a nossa candidatura foi aceite, e agora temos um compostor.
Desde o início que sempre tivemos interesse em fazer compostagem, fazia todo o sentido. Temos os "verdes" e os "castanhos", em abundância, e muitas das vezes, sem ter o que lhes fazer. No entanto, apesar de termos interesse em começar, nunca havia a vontade de pesquisar sobre o assunto, e outras coisas acabavam por ter prioridade.
Como este ano queremos dedicar-nos mais à parte agricola da horta, e temos um compostor para dar uso, não fazia sentido deixar o mesmo num canto esquecido, e decidimos começar.
Começando então pelo que é a compostagem.
Podemos dizer que é um processo biológico que estimula a decomposição de materia orgânica por microorganismos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em nutrientes e minerais, semelhante ao solo, chamado composto.
Mas para que serve a compostagem afinal?
Quando está concluído, o que pode levar entre 2 a 4 meses, dependendo das condições, o composto pode ajudar a melhorar a fertilidade dos solos, ajuda na retenção de água, e pode até ajudar na eliminação de pragas ou outros organismos causadores de doenças, o que aumentará a produtividade das culturas.
Como podem ver, transformar restos de relva, folhas secas, camas de animais, e restos de comida em fertilizante natural, é deveras interessante para quem quer ter uma horta.
Nós colocámos as primeiras coisas no nosso compostor no dia 21 de Dezembro de 2021, e esperamos agora, que se tudo correr bem, tenhamos composto feito por nós na Primavera!
Como o espaço que temos de momento é grande, e o compostor não consegue albergar todos os restos de ervas e folhas que a quinta gera, temos também uma pilha onde colocamos as restantes folhas, ervas e aparas das camas, para que comecem o processo ao ar livre e mais tarde, possam ser introduzidas no compostor se necessário.
Resumindo, para nós, o conceito de compostagem faz todo o sentido. A compostagem é um processo bastante simples, e que irá ser muito benéfico a longo prazo. Evita o uso de fertilizantes quimicos, e ainda nos ajuda a reciclar o "lixo" da quinta e transformá-lo em algo essencial para as culturas.
Daremos notícias sobre o nosso composto daqui a uns meses, e esperemos que boas!
Deixo ainda um Guia de Compostagem que encontrámos durante as nossas pesquisas, e que tem sido bastante útil, onde podem verificar o que colocar no compostor, o que não colocar, e ainda alguns problemas e soluções comuns.
Caso tenham alguma dica que possam partilhar, força!
Toda a ajuda é bem-vinda para melhorarmos os nossos processos :)