Cabritos, e o seu nascimento
Quem já tem cabras, sabe que naturalmente estes meses do início do ano são meses propensos a nascimentos. Sobretudo, se tiverem as cabras e os bodes sempre juntos em liberdade, e sem controlo sobre quando é feita a cobrição.
Esse é o nosso caso. Os nossos animais andam durante todo o dia em liberdade, salvo muito raras excepções, e sendo assim, no início do ano temos sempre cabritos para nascer.
O ano passado, tivemos apenas uma cabrita a nascer, em finais de Fevereiro. Este ano, a Lisa, a nossa cabra adulta, antecipou-se e teve um parto de gémeos esta semana.
O post de hoje é maioritariamente para vos indicar como se prepararem para este momento (como sempre, segundo a nossa experiência).
Resumidamente, existem duas principais coisas às quais temos que ter atenção nesta altura:
1. Vigiar a cabra
2. Preparar o local onde a cabra vai ter o parto e/ou ficar com os cabritos
Sobre preparar o local do parto e/ou local onde a cabra vai ficar com as crias, devemos ter em atenção vários factores:
1. Escolher um local resguardado
Escolher um local que seja arejado, mas não demasiado frio ou propenso a correntes de ar.
O local deve ainda ser fechado à entrada de outros animais, para que não acresça stress aos recém-nascidos ou à mãe, ou ainda evitar acidentes/ataques.
2. Limpar bem o local, e fazer uma cama alta, de palha ou aparas.
No nosso caso optamos sempre por aparas, são mais limpas, fáceis de trocar ou adicionar mais sempre que necessário, e fazem com que o local fique mais seco e "estéril".
3. A limpeza dos recipientes de água.
Ter água nesta altura é essencial (bem... em todas).
A mãe irá precisar de água limpa sempre disponível. Irá ter um desgaste grande do parto, e estará a amamentar, é essencial ter sempre água disponível.
4. Ter disponíveis mantas ou toalhas lavadas.
No nosso caso, colocamos sempre um edredão disponível depois dos pequenos nascerem, para que possam aninhar-se entre a mãe e o edredão, e ficarem mais quentes. Isto também porque o local onde se encontram os nossos animais é bastante frio durante as noites.
As toalhas podem ser necessárias aquando do parto, caso seja necessário fazer a limpeza do focinho dos recém nascidos para desobstruir.
Quanto à atenção que temos que dar à cabra prenha, durante esta altura:
1. Vigiar sempre a vulva e úbere
2. Vigiar o comportamento da mesma, para perceber qualquer alteração comportamental que possa existir
3. Caso necessário, e sobretudo em caso de pouca experiência, chamar um veterinário sempre que existir alguma alteração (infelizmente tivemos uma cabra que morreu durante o primeiro parto, juntamente com as crias, por termos falta de experiência e ignorar-mos as alterações que iam existindo)
4. Separá-la de outros animais, caso existam brigas ou a mesma aumente o nível de stress
5. Logo que verificarmos que a cabra está com corrimento na vulva, preparar para ficar em observação pois o parto estará para ocorrer em algumas horas.
Estas são as preparações e cuidados que nós temos na Quinta quando existe alguma cabra prenha. Infelizmente aprendemos da pior forma a ter que estar atentos a estas questões, que na nossa opinião, são essenciais.