Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quinta de Lordes

Quinta de Lordes

Quem já tem cabras, sabe que naturalmente estes meses do início do ano são meses propensos a nascimentos. Sobretudo, se tiverem as cabras e os bodes sempre juntos em liberdade, e sem controlo sobre quando é feita a cobrição.

 

Esse é o nosso caso. Os nossos animais andam durante todo o dia em liberdade, salvo muito raras excepções, e sendo assim, no início do ano temos sempre cabritos para nascer.

 

O ano passado, tivemos apenas uma cabrita a nascer, em finais de Fevereiro. Este ano, a Lisa, a nossa cabra adulta, antecipou-se e teve um parto de gémeos esta semana.

 

O post de hoje é maioritariamente para vos indicar como se prepararem para este momento (como sempre, segundo a nossa experiência).

 

Resumidamente, existem duas principais coisas às quais temos que ter atenção nesta altura:

1. Vigiar a cabra 

2. Preparar o local onde a cabra vai ter o parto e/ou ficar com os cabritos

 

Sobre preparar o local do parto e/ou local onde a cabra vai ficar com as crias, devemos ter em atenção vários factores:

1. Escolher um local resguardado

    Escolher um local que seja arejado, mas não demasiado frio ou propenso a correntes de ar.

    O local deve ainda ser fechado à entrada de outros animais, para que não acresça stress aos recém-nascidos ou à mãe, ou ainda evitar acidentes/ataques.

 

2. Limpar bem o local, e fazer uma cama alta, de palha ou aparas.

     No nosso caso optamos sempre por aparas, são mais limpas, fáceis de trocar ou adicionar mais sempre que necessário, e fazem com que o local fique mais seco e "estéril".

 

3. A limpeza dos recipientes de água.

    Ter água nesta altura é essencial (bem... em todas).

    A mãe irá precisar de água limpa sempre disponível. Irá ter um desgaste grande do parto, e estará a amamentar, é essencial ter sempre água disponível.

 

4. Ter disponíveis mantas ou toalhas lavadas.

     No nosso caso, colocamos sempre um edredão disponível depois dos pequenos nascerem, para que possam aninhar-se entre a mãe e o edredão, e ficarem mais quentes. Isto também porque o local onde se encontram os nossos animais é bastante frio durante as noites. 

    As toalhas podem ser necessárias aquando do parto, caso seja necessário fazer a limpeza do focinho dos recém nascidos para desobstruir.

 

Captura de ecrã 2022-01-28, às 11.42.54.png

 

 

Quanto à atenção que temos que dar à cabra prenha, durante esta altura:

1. Vigiar sempre a vulva e úbere

2. Vigiar o comportamento da mesma, para perceber qualquer alteração comportamental que possa existir

3. Caso necessário, e sobretudo em caso de pouca experiência, chamar um veterinário sempre que existir alguma alteração (infelizmente tivemos uma cabra que morreu durante o primeiro parto, juntamente com as crias, por termos falta de experiência e ignorar-mos as alterações que iam existindo)

4. Separá-la de outros animais, caso existam brigas ou a mesma aumente o nível de stress

5. Logo que verificarmos que a cabra está com corrimento na vulva, preparar para ficar em observação pois o parto estará para ocorrer em algumas horas.

 

Estas são as preparações e cuidados que nós temos na Quinta quando existe alguma cabra prenha. Infelizmente aprendemos da pior forma a ter que estar atentos a estas questões, que na nossa opinião, são essenciais.